quarta-feira, 10 de setembro de 2014

"Eu gosto de ser branco" "Racista!"

Há uma tirinha rolando por aí que "brinca" com o politicamente correto.


Um menino negro diz pro outro que gosta de ser negro. o outro (branco) retruca que gosta de ser branco e é chamado de racista. Depois o 1o menino diz gostar de ser gay e o outro diz gostar de ser heterossexual e é chamado de homofóbico.

Esse quadrinho me é extremamente ofensivo.
Por que?

Porque ele brinca com uma falsa simetria.

Bom, começo pelo fato de haver uma desonestidade intelectual. A discussão não é "gosto de" ser assim ou assado. A discussão é "tenho orgulho de" ser assim ou assado. A pessoa que fez esse quadrinho fez essa alteração de propósito, para desmerecer a discussão do orgulho.

Claro que qualquer pessoa pode gostar de ser quem é e não há qualquer problema nisso. O problema está no orgulho.

Uma camisa escrito "100% negro" demonstra orgulho.
Não é um orgulho qualquer.
É o orgulho da sobrevivência, da luta, da resistência, diante de um mundo racista.
Que nos digam os americanos de Ferguson.




100% branco numa camisa significa sim, racismo. Orgulho de ser branco? De ter explorado milhões de pessoas negras e indígenas? Orgulho de ser puro e não ter outras raças? Depois de usar a camisa melhor vestir outra, a da KKK. Ter "orgulho branco" não é apenas negar uma historia de opressão, mas ter orgulho dela.

Uma parada do orgulho gay nunca poderia ser equiparada a uma parada do orgulho hetero pelo exato mesmo motivo.
No orgulho gay celebramos nossa luta diária para sermos respeitados, termos nossos direitos reconhecidos e, cada vez mais, equiparados aos dos outros cidadãos. Tudo começou em Stone Wall como um movimento de revolta e luta pelo direito à nossa existência. Ainda hoje somos perseguidos, mortos, emprisionados e muitos são obrigados a se refugiar em outros países apenas pelo fato de sermos quem somos.




Então batemos no peito (quando podemos) para dizer: tenho orgulho de ser gay, bi, trans.

E ter orgulho hétero é simplesmente querer negar nossa luta e ridiculariza-la. Ou mesmo é fazer parte dos que nos acham doentes, querem nossa cura ou extermínio.

Basicamente o autor dessa tirinha faz parte de um grupo crescente de pessoas que quer colocar a culpa do racismo e da homofobia nos grupos discriminados, como se o problema estivesse na nossa cabeça e fosse criado por nós.


Mas a verdade é que ninguém é morto por ser branco ou heterossexual.

Então, por favor, parem de replicar essa besteira, essa merda.
Simplesmente parem.
Pensem e entendam: vocês estão errados.
Acontece. O bom é que sempre podemos mudar de ideia.

Beijinhos no ombro.

19 comentários:

Ela disse...

Olá Blog Bicha Trambiqueira. O seu comentário foi racista e preconceituoso. Você disse que a uma pessoa branca não deve sentir orgulho de ser branco por causa de uma história de exploração aos negros. A verdade é que todos devem ter orgulho de sua raça ou etnia. A escravidão existiu por culpa de de um sistema político dominado por uma minoria, a elite dominante. Não eram todos os brancos que concordavam com isso, inclusive, muitas pessoas brancas eram membros de grupos que lutavam contra a escravidão, o chamados grupos abolicionistas. Se você estudar mais um pouquinho de história você vai ver que na áfrica o próprios negros capturavam e vendiam outros negros para a escravidão. Na história da humanidade existiu a escravidão de brancos também, na Grécia antiga, por exemplo. Do jeito que você diz, parece que todos os brancos eram maus. Você está generalizando. Os brancos podem sim sentir orgulho de ser branco, pois fizeram muito bem pra humanidade, como exemplo, contribuíram para o desenvolvimento tecnológico, com grandes invenções. O computador no qual você escreveu sua mensagem é uma delas. Um exemplo de sabedoria indígena: Na aula de história da faculdade que fiz, a professora doutora disse que há documentos que mostram que os índios tinham um imenso conhecimento de remédios feitos com ervas naturais, isso desde antes da chegada dos portugueses. O branco pode sentir orgulho não só da história, como também pelo simples fato de ser branco. Nós devemos nos orgulhar do que a gente é e de tudo o que temos de bom. O branco deve ter orgulho de ser branco, o negro deve ter orgulho de ser negro, o índio deve ter orgulho de ser índio, etc. Todos devem ter orgulho de sua raça. A natureza fez os homens um pouco diferentes fisicamente, e que bom que é assim. Ninguém é melhor do que ninguém por causa da cor. Todos tem seu valor. Cada grupo étnico tem sua história, que ás vezes são parecidas, pois cada história há luta e superação.

Aichego disse...

Querida Ela...

que pena que você não tenha compreendido o texto, eu o escrevi para que pessoas que pensam exatamente como você pudessem refletir sobre suas opniões. Infelizmente você não diz nada de novo, está apenas reproduzindo um discurso antigo. Torço para que você tenha contato com outras pessoas com ideias diferentes das suas e que tenha a oportunidade de se questionar, sempre. Um abraço.

Ela disse...

Aichego. Sim, eu compreendi muito bem o texto, refleti sobre o assunto, como tenho refletido há um tempo. Isso não quer dizer que tenho que concordar com a sua opinião. Será que o que eu estou dizendo é um discuso antigo? Que eu saiba, até pouco tempo atrás, isto não era um discurso aceito. "Imagina! Dizer que branco pode ter orgulho de ser branco!". Mas, sendo antigo ou novo, esse é o meu pensamento. Dizer que o indivíduo que tem orgulho de ser branco tem orgulho de ter sido escravizador, é a mesma coisa que dizer que o indivíduo que tem orgulho de ser negro tem orgulho de ter sido escravizado. Não, isso não faz sentido. Devemos nos orgulhar dos aspectos positivos, que existem em qualquer etnia.Você acha que não exite preconceito contra brancos, mas existe. Inclusive eu já presenciei algumas vezes. Lógico que isso ocorre com menos frequencia do que contra pessoas de outras raças, mas não deixa ser ser uma situação desagradável e que magoa muito a pessoa. Quando eu estudava no segundo grau, vi um rapaz negro debochar de um rapaz branco, por causa de sua cor.O rapaz branco ficou constrangido, ficou até vermelho de vergonha.O rapaz branco não fazia mal a ninguém, só sabia estudar e cuidar da vida dele, e ficou ouvindo tudo aquilo e nem se defendeu. Na adolescência isso é bem complicado. Por isso que já faz tempo venho pensando sobre esse assunto. Atitudes preconceituosas assim não devem acontecer. Eu não me importo de a pessoa sentir orgulho de suas características físicas, ou de sua família, ou da história de seus antepassados. O importante é ter respeito pelas pessoas e não ofender, não ferir seus sentimentos. Estou discordando de você, mas eu respeito a sua opinião. Obrigada pelo espaço.

Aichego disse...

Oi Ela. Que bom que você tem refletido sobre o assunto, fico apenas triste porque continuo achando que você não compreendeu o texto. Quando digo que seu discurso é antigo, lembro do KKK, por exemplo, que é símbolo do orgulho branco. Lembro do Apartheid na Africa do Sul, lembro dos bares e banheiros apenas para brancos, lembro do meu avô comendo o café da manhã, servido pela empregada negra, enquanto me falava que preto só servia pra empregada doméstica, porteiro ou jogador de futebol, enquanto nós dominávamos o mundo. Meu avô tem muito orgulho de ser branco. Quando estamos falando do orgulho negro ou do orgulho homo ou do orgulho trans, estamos falando do orgulho apesar de TODA UMA SOCIEDADE que nos diminui. Uma pessoa pode ser discriminada por ser branca? cara, pode. claro que pode. Eu mesma já me senti discriminada. Mas isso não é racismo, porque o racismo é uma forma de opressão. A pessoa negra não sofre um constrangimento uma vez na vida, ela vai sefreer constrangimentos e vai perder oportunidades e vai ser tratada como diferente e inferior e perigosa e feia a vida inteira. Por isso quando um negro diz que tem orgulho ele afirma que não se deixará diminuir pelo poder.

Aichego disse...

Para completar, Ela, te recomendo esse pequeno vídeo.

Um abraço

https://www.youtube.com/watch?v=dw_mRaIHb-M

Anônimo disse...

super concordo com a Ela. O problema não é ter orgulho da sua história,do que você tem e do que você é,o problema esta no desrespeito e na ignorância.'Negros' tem orgulho da sua história,assim como os 'brancos' e diversas etnias da sua. "Orgulho de ser branco? De ter explorado milhões de pessoas negras e indígenas? Orgulho de ser puro e não ter outras raças?"...viu? é disso que estou falando.Toda essa época foi domada pela bendita ignorância.Brancos exploravam eles mesmos, assim como os negros;brancos exploravam negros,índios,animais...a lista não para.E não,o orgulho não esta só em sofrimento.Tenho o orgulho dos conhecimentos adquiridos pelos 'brancos'( carro,avião,telecomunicações,matemática,CIÊNCIA,física mecânica,maquinas computantes e suas reduções e avanços, literatura,artes,filosofia);Por reverem os conceitos negativos repassados por autoridades(principalmente religiosas) a respeito de mil e umas coisas (negros,ateus,escravidão,guerras etc etc etc).Enfim,uma outra ampla lista. "Uma parada do orgulho gay nunca poderia ser equiparada a uma parada do orgulho hetero pelo exato mesmo motivo." sim,concordo...mas ainda não retira o mérito de terem orgulho do que são.O que eu quero dizer é que,Sim...podemos sair dizendo que temos orgulho sim,pq temos,isso não quer dizer que somos racistas,homofóbicos,xenófobos. Não gostei do seu comentário simplesmente por ter generalizado demais...como se n pudéssemos gostar de sermos o que somos como vc."E ter orgulho hétero é simplesmente querer negar nossa luta e ridiculariza-la." Nãão!!! pelo amor de tudo que existe,não!!Tenho orgulho de ser branca,mas amo,e com força negros.Fui praticamente criada por uma,a qual chamo de 2ª mãe.Reveje seus conceitos.Acontece. O bom é que sempre podemos mudar de ideia.

Renato Domingos Junior disse...

Cara blogueira e comentaristas,

Li o post e, para além disso, li os comentários que foram escritos tanto por todas e todos.

Como um negro e militante, concordo com a ideia de colocar em análise os privilégios da branquitude; porém, ao ler os comentários, vi que, ainda sim, essa hegemonia não é questionada ao todo.

Sim, o racismo é uma forma de opressão, sendo que só sabe mesmo dos seus efeitos quem sofre com eles.

Quando a blogueira diz que "Uma pessoa pode ser discriminada por ser branca? cara, pode. claro que pode", permito-me discordar de sua asserção, pois, numa sociedade em que ser branco/a é gozar de status quo numa sociedade que exclui negros/as e indígenas, não há discriminação negativa em relação a quem detém a hegemonia por sua característica. Na sociedade em geral, o/a branco/a nunca será discriminado/a negativamente, pois é ele/a quem ocupa os espaços de poder, de comunicação, socialmente elevados, dentre outros.

Digo isso pois a discriminação negativa é somente uma das milhares faces do racismo, que é muito maior do que isso. Ele não se manifesta somente em frases depreciativas ou xingamentos, mas sim, desde o momento em que a criança negra nasce, pois, durante o curso de sua vida, ela será ensinada de que deve cortar seu cabelo ou alisá-lo, enquanto seus/uas amigos/as brancos/as podem ter o cabelo do jeito que quiserem; de que não pode correr pela rua livremente, pois pode ser chamada de "trombadinha", apanhar e ser até mesmo presa ou morta; de que a sua cultura e religião são demoníacas, e que deve se afastar delas, em benefício da eurocentricidade; de que não aprenderá sobre suas origens na escola, e, quando isso acontecer, será somente sobre o sequestro e escravização da população negra (pq negros/as não nasceram escravos; foram escravizados), enquanto que a história e árvores genealógicas europeias são sempre mostradas e vistas como as melhores.

No mais, para quem considera que negros/as discriminam brancos/as, deve saber que isso nada mais é do que a reação do/a oprimido/a, e que não pode ser confundida com a prática/violência do/a opressor/a. Tomo como exemplo as comunidades negras que não permitem que seus/uas integrantes tenham relacionamentos afetivos com pessoas brancas. Isso nada mais é do que uma resistência criada em relação àqueles/as que sempre oprimiram a população negra, além de fortalecer os vínculos de irmandade e coletividade. É uma proteção criada contra o racismo naquele local. É uma reação de quem sempre foi oprimido/a e que vê no fortalecimento de sua comunidade uma resistência ao racismo. Portanto, esse exemplo e outras práticas não podem ser vistas como discriminação negativa.

Portanto, cara blogueira e comentaristas, vcs não sofrem discriminação ou preconceito pela branquitude da qual fazem parte.


Por fim, gostaria de elogiar o trabalho no escopo principal do blog. Veio em boa hora.


Aichego disse...

Oi Renato.

Queria te dizer que fiquei muito feliz com seu comentário e esclarecer meu ponto de vista e o porque de eu estar falando desse assunto.

Eu escrevi esse post depois de ficar de saco cheio de ver pessoas que eu gosto divulgando o tal quadrinho sobre "gostar de ser" branco e heterossexual. Esse quadrinho sempre me incomodou (já o vi um monte de vezes ao longo dos anos) e depois de muito refletir cheguei à conclusão de que o problema está na falsa simetria. Tentei explicar pras pessoas de quem eu gosto (e pra outras que na verdade sei lá porque eram "amigos" de facebook) diversas vezes meu ponto de vista até que enchi o saco e escrevi o post acima - que foi publicado anteriormente no próprio facebook.

Bom, queria agradecer a sua chamada de atenção para o momento em que eu digo que sim, gente branca pode ser discriminada. Empreguei a palavra "discriminada" pensando no sentido "separar" "por a parte" "segregar", porque entendo que isso acontece sim com pessoas de qualquer etnia em meio a outras de etnias diferentes (assim como pode acontecer com heterossexuais em meio a um grupo de homossexuais, vide amigas que reclamam de homens gays em festas). Empreguei a palavra discriminação nesse contexto e também querendo concordar em alguma coisa com a Ela pra ver se ela me lia diferente.

Aqui no Canada, por exemplo, tive uma discussão bem acalorada com uma amiga, pois ela me contou que foi racialmente discriminada algumas vezes na vida por pessoas negras ou asiáticas. Consegui fazê-la ver que ela não pode sofrer racismo embora possa ser "segregada". Falei da mesma coisa que você: da reação do oprimido.

Quando eu escrevi que sim gente branca "pode ser discriminada" não pensei que, realmente, quando se fala de discriminação no contexto em que estamos falando, essa palavra remete diretamente a racismo - e que o que eu disse poderia ser interpretado como: sim, existe racismo as avessas. Nao foi minha intenção e obrigada por apontar.

Por último, estou discutindo esse tema, racismo, por entender que meu papel na luta contra ele é conversar com pessoas brancas e mostrar a elas como nosso pensamento é moldado de forma a preservar nossos privilégios.

Outro dia conversando com uma amiga eu comentei: Por que tem tanto branco clamando que sofre preconceito?
E ela: quer privilégio maior do que querer ter tudo que existe, inclusive o direito a ser discriminado?

É isso.
Um abraço!

Unknown disse...

ORGULHO...
substantivo masculino
1. Sentimento de prazer, de grande satisfação com o próprio valor, com a própria honra.
2.pej. Sentimento egoísta, admiração pelo próprio mérito, excesso de amor-próprio; arrogância, soberba. Atitude prepotente ou de desprezo com relação aos outros; vaidade, insolência.
3. Aquilo ou aquele de que(m) se tem orgulho.

Então segundo a autora do blog, o branco não tem direito de ter orgulho de ser branco, pôs se ele gostar ele automaticamente é racista... Do mesmo jeito quem tem orgulho de ser hétero é automaticamente homofóbico...

Brancos e héteros ouçam, vocês não tem o direito de ter satisfação com o próprio valor! Tão pouco amor próprio! Mas os negros e homossexuais tem todo o direito de fazer isso!

O autor deste blog também acredita que quase nunca brancos são discriminados e que quando são é merecido pôs isso foi uma contra reação ao racismo... Ou seja você merece ser discriminado! Por que você é branco ou hétero! Quem mandou nascer assim?!

‎"O dia em que pararmos de nos preocupar com Consciência Negra, Amarela ou Branca e nos preocuparmos com Consciência Humana, o racismo desaparece." (Morgan Freeman)

Na realidade o racismo e homofobia só vão desaparecer quando as pessoas aprenderem a ter respeito e tolerância! Quando todos forem vistos como iguais, sem distinção.

Anônimo disse...

Cara blogueira
Respeito muito sua opnião sobre esse assunto, mas infelizmente vou ter que discordar de você. Todo mundo deve ter orgulho de sua raça, opção sexual, classe social, genero ou outro. TODO MUNDO incluindo os brancos. O feio pode ficar bonito, o gordo pode emagrecer, mas o branco vai continuar branco pra sempre. Eu nao pedi pra nascer como sou, ninguem pode escolher sua cor ou sexo, mas essa e a beleza da natureza humana: as diferenças. Nao nego a existencia do racismo contra os negros, alias acho que é um dos maiores problemas da atualidade, mas temos que analisar os dois lados da moeda. E aprender que todos merecem respeito, independente de suas diferenças. Bjos ;)

Unknown disse...

Para mim o erro começa quando a blogueira Aichego diz: "a pessoa que fez esse quadrinho fez essa alteração de propósito, para desmerecer a discussão do orgulho". Quer dizer, parte do pressuposto de que todo mundo que sente orgulho de ser branco e heterossexual sente orgulho de ser o dominador da sociedade e de "seus antepassados" que exploraram as minorias.Isso é um preconceito pois só saberemos a real intenção do redator da tirinha se conversarmos com ele e é um pensamento extremista pois não reconhece uma possível diversidade de opiniões que levem alguém a sentir "orgulho de ser branco".

Se o "orgulho de ser negro", o "orgulho de ser LGBT" significa uma atitude de resistência, atitude política econômica e social de afirmação na sociedade isso é um fato. Agora, o "orgulho branco", o "orgulho heterossexual" não necessariamente tem que ter a mesma lógica. Pode significar também o simples amor pelas suas origens e uma boa relação com sua identidade e etnia. É uma questão semântica mal interpretada!

Para completar, achei o texto de Renato Domingos Junior, em certo ponto, equivocado. No final ele diz: "No mais, para quem considera que negros/as discriminam brancos/as, deve saber que isso nada mais é do que a reação do/a oprimido/a(...)". Isso também é um erro, pois uma pessoa negra também pode ter uma falha de caráter e querer se divertir as custas dos outros. Um deboche pode até ser um forma de protesto de negros contra brancos. Talvez uma atitude para fazer o outro se colocar em seu lugar. Mas no fim das contas acredito que esse gesto não é recomendável pois pode colaborar com uma má interpretação e um ciclo de ódio que não vai ajudar na libertação do negro na sociedade.

Renato também diz sobre as comunidades negras que não permitem seus integrantes a terem relações afetivas com pessoas brancas. Eu entendo que na árdua luta por um espaço na sociedade alguém se inflame ao ponto de tomar essa atitude. A final, viver em um planeta racista é desesperador e isso pode exigir para alguns medidas desesperadoras. Mas isso é um absurdo! Proibir as pessoas de se relacionarem com outras por causa da cor da pele? concordo com vcs que isso não é um preconceito, mas um segregação! E como é que os negros querem espaço na sociedade com atitudes de segregação? Eu vou ficar tremendamente surpreso se um dia eu ver algum resultado positivo vindo desse tipo de postura. Vejo a postura dessas comunidades negras como incoerente.

Por fim, sobre a tirinha, ela é um texto conotativo com diversas interpretações. Cada um, com sua leitura de mundo faz uma leitura diferente do texto, pois segundo Humberto: Eco " Depois que se escreve um texto ele adquire vida própria, ele não é mais seu". Vejo também como um recorte do cotidiano que pode ser interpretado de acordo com a semântica das expressões "orgulho branco" e "orgulho negro" que você atribui. Isso faz a tirinha ser polêmica e alvo de muita discussão.
Se você trata o "orgulho branco" como atitude de reafirmação da dominação branca na sociedade então o final da tirinha é razoável e previsível. Fim da história.
Mas se você vê o "orgulho branco" como um bom relacionamento da pessoa com sua etnia e identidade e logo em seguida sendo mal interpretada pelo negro, então o final da tirinha é uma critica social e uma quebra de expectativa.
Com os conhecimentos que tenho sobre tirinhas sei que o objeto delas está mais para "crítica social e quebra de expectativa" do que " passar uma mensagem razoável e previsível.

Por fim, quero dizer também que a causa dos LGBTs, das mulheres e dos negros é legítima. É uma causa nobre e justa que diz respeito sobre afirmação na sociedade. Entretanto acho que em alguns momentos as militâncias tem um comportamento extremista.

Unknown disse...

As pessoas clamam tanto por respeito, direitos iguais e vem essa blogueira dizer que branco não tem direito de ter orgulho da sua raça? Devemos ter orgulho por quem somos e respeitar o próximo independente de sua religião, etnia, opção sexual, raça...
Devemos respeitar qndo não concordarmos com sua opinião tb ok? E é exatamente o que eu estou fazendo!!!

Unknown disse...

As pessoas clamam tanto por respeito, direitos iguais e vem essa blogueira dizer que branco não tem direito de ter orgulho da sua raça? Devemos ter orgulho por quem somos e respeitar o próximo independente de sua religião, etnia, opção sexual, raça...
Devemos respeitar qndo não concordarmos com sua opinião tb ok? E é exatamente o que eu estou fazendo!!!

Anônimo disse...

Estou cansado desse discurso politicamente correto. Minha pele branca não faz de mim um opressor ou um escravocrata, eu pessoalmente nunca tornei escravo pessoa alguma. Pela historia de meus antepassados que são europeus recentes no Brasil que vieram para fugir da grande guerra e conseguir trabalho, nem sequer meus antepassados tornaram um ser humano escravo, e mesmo se algum antepassado meu fez este ato barbaro, ainda sim tem que considerar que eu nunca fiz e que minha mente esta livre de qualquer culpa, pois não vou me tornar escravo do complexo de culpa devido a erros cometidos no passado (concordo que escravidão nunca deveria ter acontecido) mas não vou escravizar minha consciencia, minha alma por causa disso. Quanto a escravidão, na antiguidade os negros de tribos africanas escravizavam outras tribos negras devido a disputas e guerras e existia ate mesmo o chamado canibalismo, na Europa a escravidão de brancos em relação a brancos tambem ocorria (o imperio Romano que o diga). Ate hoje existem escravos, mulheres raptadas para se prostituirem, estrangeiros obrigados a trabalhar em troca de comida em fabricas de roupas (pesquisem isso ocorre nos dias de hoje aqui no Brasil). Quanto essa mania de usar a palavra homofobia, virou discurso chato, facil chamar de homofobico as pessoas heteras, no entanto esse discurso que todo mundo tem de virar gay, isso o hetero tem que engolir. Sair na rua e um homossexual assedia um hetero e o hetero responde contra (esse ja se tornou homofobico) e não adianta alguem falar aqui que isso não acontece.
Agora fica minha pergunta.
Se no passado uma grande força imperial negra tivesse a oportunidade de escravizar indigenas e brancos eles não fariam isso? Ou sera que ser afro descendente os torna bons como anjos o ceu?

Claro que escrevo como anonimo, no mundo politicamente correto e hoje se torna arriscado a liberdade de expressão ate sendo anonimo!!

Anônimo disse...

Sou a favor do discurso de igualdade entre etnias, crenças religiosas, mulheres e homens, opção e ou orientação sexual, sou a favor do amor e da vida.
No entanto este site esta gerando um certo discurso de odio contra brancos e heteros, mesmo que de forma disfarçada tentando demonstrar uma certa compreensão meia leviana...

Acredito que os Brancos deveriam exigir ser chamados de Eurodescendentes nos dias de hoje!


1. Eurodescendente
Significado de Eurodescendente Por Dicionário inFormal (SP) em 01-06-2015

Termo dado à pessoas de ascendência europeia, ou descendentes de origem europeia. (Plural: eurodescendentes)

A pessoa, seja homem ou mulher, que tem ascendência europeia, ou é descendente de origem europeia, é chamada de eurodescendente. Também designa às pessoas de pele branca.
http://www.dicionarioinformal.com.br/eurodescendente/


**Sou a favor da igualdade, no entanto contra essa ideia atual de criar discurso de odio contra Eurodescendentes.

Afrodescendentes e Eurodescendentes merecem amar uns aos outros, ter respeito mutuo, amizade e relações igualitarias (nada de brigas)!!

Unknown disse...

Amei a explicação! Obrigada

Anônimo disse...

Resumindo. Branco deve sim ter muito orgulho de ser Branco, Negro deve sim ter muito orgulho de ser Negro, e assim por diante!

José Maurício disse...

Eu nunca tive esse negócio de "orgulho branco" . Inclusive , por toda a minha vida , eu sempre fui radicalmente anti rascista . MAS , nos novos tempos , onde a DOENÇA do coletivismo "incondicional" invadiu a esquerda , Revi minha posição . Na verdade , atualmente , eu gostaria MUITO de comprar uma camiseta com os dizeres "Orgulho Branco" .


Pq a Esquerda atual , especialmente os movimentos feminista e negro , agem exatamente da mesma forma dos movimentos que sempre mais criticaram : coletivizando tudo , achando que ódio gratuito por características que >não são ligadas a caráter< (como raça , gênero , orientação sexual , região de procedência) é "O.K." . Gandhi bem disse : "Seja a Mudança que Você Quer Ver no Mundo"

Se Movimentos como o Negro e o Feminista acham "O.K." Odiar o diferente por características inatas e não ligadas a caráter , eles agem EXATAMENTE COMO HITLER e seus asseclas . E uma das melhores definições de hipocrisia é "exija das pessoas aquilo que você não pratica" .


Se vc exige tolerância ao diferente mas não pratica tolerância ao diferente , se você exige tolerância racial mas não pratica tolerância racial (com coments do tipo "palmiteiro" " "palmito" "white tears" , "cocô de pombo") se você exisge respeito a gênero , mas não pratica respeito a gênero , etcs , o que vc merece é uma facada no bucho , rasgando até a garganta .

Boa Noite .

#OrgulhoBranco

#OrgulhoHetero

#OrgulhoHomemCis

Unknown disse...

Olá,não é nossa culpa por termos nascido brancos,muito menos pelo o quê nossos antepassados fizeram. Infelizmente não podemos mudar o passado, mas podemos mudar o futuro.