terça-feira, 1 de julho de 2008

Genocídio de Ruanda 1994

Acabei de ler um livro chamado "Sobrevivi para contar", escrito por uma mulher sobrevivente ao genocídio, Immaculée Ilibagiza. Immaculée sobreviveu ao extermínio de mais de 800.000 pessoas, inclusive o de quase toda a sua família, durante o genocídio de Ruanda, quando o governo Hutu incitou os cidadãos a caçarem, matarem e esquartejarem todo e qualquer Tutsi que vissem pela frente. Immaculée era tutsi, portanto estava na lista para ser exterminada e foi caçada por aqueles que haviam sido seus vizinhos, amigos e professores no passado. Sobreviveu graças a ajuda de um pastor hutu, que a escondeu em um pequeno banheiro junto com mais sete mulheres.

Minhas ignorâncias

Tutsis, hutus, Ruanda...

Me lembro vagamente de estudar alguma coisa sobre esse conflito enquanto acontecia. Sabia que Ruanda ficava na África. Sabia que os tutsi e os hutu eram dois grupos étnicos que viviam em Ruanda e que guerreavam, mas acho que nunca compreendi o que estava acontecendo. Era 1994, eu estava cursando o primeiro ano do segundo grau e minha ignorância sobre qualquer coisa relativa à África era apenas pouco menor do que a que tenho agora.


Resumindo a história
Ou, o pouco, muito pouco, que sei sobre Ruanda.

Ruanda é um pequeno país no centro da África.

Bom, é meio estranho começar assim. Queria falar um pouco da história de Ruanda. Mas Ruanda só existe depois da colonização. Depois que os europeus foram lá, demarcaram terras, dividiram entre eles e decidiram, depois de algumas disputas (tipo a primeira guerra mundial), que país iria ganhar qual pedaço da àfrica. Antes disso a África era um continente vasto, cheio de florestas,

mosquitos, animais perigosos e vanibais até onde nossa vista ignorante pode alcançar.

Portanto a história de Ruanda começa no século XIX, quando ela é "dada" à Alemanha. Posteriormente o controle sobre o país foi passado para a Bélgica.

Para controlar o país, que depois ainda se dividiu em dois, Ruanda e Burundi, os belgas se aproveitaram de um antigo sistema de poder entre as duas tribos dominantes do local, os tutsi e os hutu. Os tutsi eram uma minoria, mas eram eles que reinavam e controlavam a população local, de maioria hutu. Os belgas colocaram os tutsi para trabalhar com eles e lhes deram poder e liderança. Dessa forma procuravam controlar a população local com certa facilidade. Mas a parceria não durou muito, pois logo os tutsi se revoltaram contra os belgas e quiseram a independência. Acreditando que os hutu seriam mais fáceis de controlar, os belgas inverteram o sistema de poderes. Os hutu, que tinham grandes ressentimento contra os tutsi, os discriminaram e caçaram durante décadas. Muitos tutsi foram exilados nos paises visinhos.

Em 1990, uma força guerrilheira formada pelos tutsi exilados, a FPR, invadiu Ruanda tentando derrubar o governo. O governo hutu começou a fazer propaganda via rádio contra os tutsi, incitando a população ao ódio. Entre derrotas e vitórias, o governo e a força revolucionária tentavam chegar a algum acordo. Mas em 1994 o presidente hutu foi morto quando seu avião foi derrubado, logo que voltava de uma negociação pela paz. Com isso o gorverno passou a incitar a perseguição, a matança e a violência generalizada contra os tutsi, o que se extendeu também contra os hutu moderados, acabando por exterminar 800 mil pessoas.


Um trabalho a fazer

O governo incitava a população a parar tudo para se dedicar exclusivamente à caça de tutsi. Fecharam escolas, fábricas e o comércio. Nada mais funcionava. Ninguém deveria trabalhar até que o trabalho de exterminar as "baratas" tutsi fosse terminado. O governo utilizou-se de dinheiro cedido pela ONU para financiar a compra de milhões de facões, fuzis e revólveres que distribuiu pela população. Todos os meios de comunicação se dedicaram exclusivamente a pregar a limpeza étnica.

E o mundo assistiu calado. A ONU se retirou, os brancos foram evacuados.

E, em seguida, já não existiam ruas em Ruanda, existiam apenas pilhas de corpos, ossos, roupas, casas destruídas. Um cenário demoníaco.


Voltando ao livro

Pois é, Immaculèe sobreviveu a isso tudo escondida em um banheiro de 1m x 1,30m.

No livro ela conta a história do massacre sob um ponto de vista muito pessoal. Conta como a fé em Deus a salvou. As horas no banheiro apertado, onde mal podia se mexer e não podia fazer qualquer barulho para não atrair a atenção dos assassinos, e como gastou essas horas em transes em que pedia a Deus para perdoá-los, para ser capaz de amá-los pois eram filhos do mesmo Deus. Como sentia que o diabo tentava fazê-la perder as esperanças, como dizia a ela que ela estava mentindo a deus, pois em realidade odiava e queria a morte de seus perseguidores. E como ela conseguiu superar todas as suas angústias, medos e rancores pelo amor a Deus. E conseguiu perdoar. Mais tarde, quando a guerra já havia acabado, ela foi visitar o assassino de seus pais na cadeia. Ele havia sido seu vizinho. Aproveitara a situação para roubar os pertences da família. O carcereiro do assassino colocou-o na mesma sala com Immaculèe e disse a ela que ela poderia fazer com ele o que quisesse. Ela o perdoou.

Não, eu não acredito em Deus. Mas achei linda a fé dessa mulher. A capacidade de perdoar a monstruosidade alheia.


Mas, falando sobre isso...

Minha educação formal me ensinou que a África é um subcontinente, que só existe por causa da Europa. Antes dos europeus chegarem lá, não existia nada que merecesse qualquer atenção em aulas de história. E mesmo depois...

O que me foi ensinado é que lá os europeus conseguiam estabelecer-se e caçavam escravos pelas matas. Traziam esses escravos para as Américas e... bom, depois os europeus fizeram a primeira guerra mundial para disputar os territórios africanos. Uma vez estabalecido o que era de quem, ficou tudo bem, o mundo seguiu em paz...

Agora, sobre a história desses povos que habitavam e habitam a àfrica, nada sei. Como ficaram esses países, um pouco de história... Ah! nada disso é importante. A gente estuda no máximo um pouquinho sobre a África do Sul porque... Por que mesmo? Deve ser essa culpa judaico-cristã... temos que falar do apartheid, não é mesmo? E só.

Como pode um pais em que metade da população é formada por pessoas negras ou mestiças, simplesmente ignorar todo um continente? Como podemos não saber NADA sobre nossas raízes?
O apartheid existe de muitas formas...




E falando sobre o Apartheid...

Ontem deu no jornal que os EUA resolveram finalmente tirar Nelson Mandela da lista dos terroristas internacionais mais procurados. Ele estava lá por ter lutado contra o Apartheid.

Os EUA realmente sempre foram bons em apontar o dedo para bandidos internacionais...

E o melhor, os jornalistas brasileiros se limitam a comemorar o fato. Ninguém questiona nada.

13 comentários:

Anônimo disse...

Você já viu o filme "Hotel Ruanda" ? Eu vi faz poucas semanas e fiquei impressionada também com toda a história da guerra entre os hutus e tutsis em Ruanda. Enquanto filme mesmo, não é lá grandes coisa. Mas foi bom conhecer a história...

Unknown disse...

adorei o post sobre o conflito em ruanda.. adorei o seu blog.. voltarei mais vezes para ler... muito bom, parabens!!

o/

Unknown disse...

Com certeza eu mandei a carta, mas não recebi respostas..

quanto ao termo homossexualismo, eu sabia já que não é politicamente correto usar "ismo" pq se refere a doença e tals.. mas são tantas denominações que no calor produção do texto a gente se confunde hoje em dia tem até quem defenda a "homoafetividade" pois sexualismo faria alusão a uma união apenas por motivos sexuais e mais um monte de coisa. No geral eu não ligo muito pros nomes, acho muita demagogia, acho que devemos ser respeitados isso é muito mais importante de me chamarem de doente ou não.. o que ele achar a problema dele, desde que não venha me discrminar por isso, mas que fique claro que não é por isso que eu vou aceitar que me chamem de viado, bicha loka ou outras coisas (a não ser em ocasiões quando vem ao caso, numa brincadeira, se EU der liberdade.. é diferente)

Eu linkei seu blog no meu.. pode deixar que voltarei mais vezes e assim que puder vejo seus outros blog.. o meu também não é atualiado com muita frequência porque eu não tenho muito tempo.. vida de vestibulando é foda...

valeu pela visita no meu também... foi uma honra.

Anônimo disse...

Isso aconteceu em 1994. O conflito étnico entre os hutus e os tutsis antecedem essa data e e extravasam o território ruandês.

Eles são negros. Se eles se matam nada eu posso fazer. Minha parte foi feita quando doei 250,00 reais há 4 anos atrás para uma ONG que ajuda negros na África mas e daí? Adiantou alguma coisa? Hoje acordei para a realidade! O problema está nessa raça desgraçada que se multiplica igual a barata.
Depois de fazer trabalhos voluntários acabei me tornando racista extremista, comecei a ter ódio por esses selvagens imundos.
A solução para a África negra é a bomba nuclear.

Você já fez algum trabalho voluntário? Ou é só mais uma que gosta de bancar a boazinha? Pra mim você não passa de mais uma fútil, idiota que não acordou ainda para a realidade. Vive numa casa razoável, mora num lugar legal e tem seus namoradinhos.
Quando um preto botar a arma na cabeça de seu pai tu entenderás.



Como pode um pais em que metade da população é formada por pessoas negras ou mestiças, simplesmente ignorar todo um continente? Como podemos não saber NADA sobre nossas raízes?
O apartheid existe de muitas formas...


Nossas raizes NAO.
SUAS RAIZES.
Eu sou caucasiano sem negros em minha árvore genealógica.

A maioria dos povos do norte da África são da raça branca.

Mandela assassinou muitos brancos.

Afrocentrismo é o movimento que quer reescrever a história dando aos negros a autoria da criação da civilização, ciências.

O que me foi ensinado é que lá os europeus conseguiam estabelecer-se e caçavam escravos pelas matas. Traziam esses escravos para as Américas e...

Que fique bem claro que quem caçava os negros africanos eram outros negros. Sempre foi costume as tribos africanas negras usarem os inimigos derrotados em batalha como escravos. Muito antes dos brancos chegarem a Africa já havia escravidão lá.
Muitas tribos de negros obtiveram prosperidade vendendo negros aos Brancos.
Pretos escravos (capitão do mato) que tinham a confiança de seus donos voltavam para a África para comprar mais escravos.
Procure na internet que você acha mais sobre isso.

Anônimo disse...

li o livro e amei achei muito bom agora vc nao sei nao ....acho que nao tem o que fazer ...

T.me/bras1Le1ro disse...

eu estava pesquisando sobre A PROFECIA DOS TRÊS DIAS. e no fim do texto da profecia tem um comentário de que a Santa Maria teria aparecido e feito uma advertência que cidades inteiras seriam devastadas e que todos os moradores seriam mortos, e que os rios iriam ficar cheios de corpos mortos, uma carnificina total. e segundo o escritor estava se referindo justamente sobre acreditar nas profecias, indagou que em Ruanda houve um genocídio e que muitos ATEUS que nao acreditava nesta profecia foi morto neste dia. e por incrível que pareça voce afirma que nao acredita no DEUS CRISTÃO, mas que achou muito nobre a sobrevivente perdoar o assino da sua familia.

eu achei seu post bem escrito, li ate o final e não achei cansativo. parabéns por comentar bons livros...

eu tenho amigos negros, e as vezes vejo neles muito pre-conceito em relação a própria raça negra! assim como existe brasileiros que nao gosta de ser brasileiro.

neste mundo tem de tudo, ate os que cospem no próprio prato.

o CRISTIANISMO em sua essência é muito lindo, pois JESUS era Judeu, e trouxe uma nova interpretação ao ANTIGO TESTAMENTO, e os Judeus naquela época, só conhecia a vingança, olho por olho, e quando JESUS propôs o perdão, virar o outro lado da face, as pessoas ficaram CHOCADAS...

e hoje, após de 2 milênios e 9 anos, ficamos CHOCADO quando lemos o relato de uma mulher que preferiu o PERDÃO.

mesmo que voce não acredite em DEUS, acho interessante voce estudar o Cristianismo para reter o que é bom. o CRISTIANISMO ainda tem muitas coisas para nos SURPREENDER.

LON icq 147889677

Anônimo disse...

Tipow nao sei oq vc qiz estabelecer nesse blog pq pa min vc n deixou as coisas mtu claras, pois no meo ponto analitico a sua opiao sobre os fato é meio preconceituosa tipow: ``é que lá os europeus conseguiam estabelecer-se e caçavam escravos pelas matas. Traziam esses escravos para as Américas e... bom, depois os europeus fizeram a primeira guerra mundial para disputar os territórios africanos. Uma vez estabalecido o que era de quem, ficou tudo bem, o mundo seguiu em paz...´´paz so pros europeus pois eles exploravam as materias primas do continente e ganharam um mercado consumidor para as sua industrias isso nao ajudou em nada na vido os africanos, pois so gerou mais sofrimento,guerras civis, mortes e atritos entre as etnias africanas pela tomada do poder, tornado a Africa o continente mais pobre do mundo. E pelo q vc disse parece q antes da chegada dos europeus na africa nao havia CIVILIZACAO oq é um grande preconceito pois antes da chegado dos europeus havia grandes civilizacoes e reinados q era prezervado pelos tradicionalistas e grios. Tipow so kero deixar claro q a historia africana e tao importante kuanto a europeia e americana e deve ser estudada sim pois sua cultura e mtu amapla e desconhecida por nos. Um exmplo disso ocorreu a pouco messes atra em q um historiaodr brasileiro foi ao continente africano e entrevistaram um feiticeito de lah em q ele cortoua barriga e colocou as tripas pa fora depois colocou elas de volta e passou um pasta com ervas, q em menos de 30 min jah estava cicatrizado e ele n pegou doenca alguma. Agora nenhum estudante da Harvard tem esse conhecimento, pois se soubessem n precisariam custurar a pele e usar pontos. So quis passar um pouco de verdadeiros fatos e gostei da idea d ter feito um bolg destinado a africa mmesmo contendo (na minha opiniao) alguns comentarios preconceituosos é isso. ^^

Anônimo disse...

mals pelos erros de caligrafia, mais axo q da pra entender. é q escrevi mtu rapido

Aichego disse...

Querido anônimo,

eu estava sendo sarcástica.
Talvez você perceba que estou dizendo exatamente a mesma coisa que você se ler com mais calma.

Um abraço,
Aichego

Aichego disse...

LON,

desculpe demorar tanto a te responder.
Obrigada pelas observações. Eu não sou uma pessoa religiosa e realmente não desejo ser. mas vejo que as religiões podem ser bastante poderosas. Adimiro o cristianismo como adimiro outras coisas. A História de Jesus realmente é fascinante. Concordo. Só acho que, dentro da mitologia cristã estamos vivendo mais a espera do ani-cristo do que qualquer outra coisa. O apocalipse faz parte do nosso dia a dia.

Um abraço e obrigada pela força.

Anônimo disse...

Para o outro "anônimo":
Só uma perguntinha básica: e se for um branco que colocar uma arma na sua cabeça, caucasiano???Então, a solução seria uma bomba nuclear em todos os brancos também??Seu raciocínio é simplista e preconceituoso.... a maldade existe nos seres humanos, independente de raça. E eu já fui voluntário e há muito tempo acordei para a "realidade". E escravagismo existiu no mundo europeu muito tempo antes da Africa, na antiguidade grega e romana. E os escravagismo era praticado de brancos contra brancos,se vc não sabia.....
Se informe primeiro, figura sem cultura.

Anônimo disse...

Outra informação para o "anônimo", caucasiano racista sem cultura: o genocídio quase do mesmo tamanho que aconteceu em Ruanda, também aconteceu na antiga Iugoslávia, NA EUROPA, de brancos sérvios contra brancos bósnios, croatas e contra as minorias muçulmanas e vice-versa, pouco tempo antes.

Nelson Mandela pegou em armas no inicio da revolta negra contra os "boers" racistas da Africa do Sul, descendentes de holandeses, a partir de 1948 quando instalaram o Apartheid. E vc acha que o governo deles era formado por "santos"? Não, também era um governo genocida contra a MAIORIA negra do país.
A América foi colonizada pelos europeus a custa de um GENOCIDIO da população indígena também, praticada por brancos europeus. E eles tinham sua civilização própria antes disso: INCAS, MAIAS, ASTECAS, etc...
Não existe "santos" neste processo histórico e nem superioridade racial, apenas civilizações diferentes, criatura imbecil.

Elton Luz disse...

Eu li um livro muito bom e triste lógico "Muito longe de casa".